Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Câmpus
Início do conteúdo da página

O Câmpus

Publicado: Quinta, 21 de January de 2016, 08h21 | Última atualização em Quinta, 21 de January de 2016, 11h21 | Acessos: 3785

Campus Araraquara

 

 

O Campus Araraquara do IFSP é resultado dos esforços conjuntos de prefeituras da região, Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), do IFSP e do MEC, conhecedores das necessidades da região, cujas atividades econômicas são baseadas no setor sucroalcooleiro, produção de suco cítrico, unidade de produção da Embraer, unidade de manutenção de aeronaves da TAM, gás natural proveniente da Bolívia e diversificação dos arranjos produtivos do município, que tem se dado por meio da implantação do Polo de Tecnologias em Informática.
Assim, com a ajuda desses setores, atendeu-se à Chamada Pública SETEC/MEC n° 001/2007, relativa à Fase II do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, e foram dados os primeiros passos para a construção do Campus Araraquara do IFSP.

O Campus iniciou suas atividades em 16 de agosto de 2010, com a conclusão da primeira fase de seu prédio. Foram abertos, na ocasião, os cursos técnicos de Informática e Mecânica, com um total de 160 alunos.
A aula inaugural do Campus Araraquara, ministrada por Marcelo Barbieri, Prefeito do município, realizou-se em 30 de agosto de 2010. Sua inauguração oficial ocorreu em 28 de outubro de 2010, com a presença de diversas autoridades locais, do IFSP e do Ministro da Educação.
Em 2011, o Campus Araraquara ampliou o número de matrículas em cerca de 130%. Foi aberto o curso Técnico em Mecatrônica, que apresentou grande procura já no primeiro vestibular. Também foi aberto o primeiro curso superior: Licenciatura em Matemática, igualmente com grande demanda.
O quadro de pessoal, inicialmente com 13 servidores, hoje conta com 27 professores e 10 técnicos-administrativos, para um total de 400 alunos.
Graças aos esforços e ao comprometimento de professores, servidores administrativos e alunos, foram instalados 03 laboratórios de Informática, 03 laboratórios da área de Indústria e a oficina mecânica, de forma a proporcionar a formação adequada aos alunos. Assim, todo o bloco de laboratórios da primeira fase da obra do Campus Araraquara encontra-se em funcionamento e apto a receber novas turmas.
Com um ano de funcionamento, o Campus Araraquara do IFSP já conta com 13 alunos de Iniciação Científica e Iniciação Científica – EM, que já apresentarão os primeiros resultados de suas pesquisas no Congresso de Iniciação Científica do IFSP. Além desses, mais 6 alunos da Licenciatura em Matemática recebem bolsa PIBID (Iniciação à Docência), para desenvolver estudos e projetos na área de Educação Matemática.
Vários talentos já foram revelados. Em 2010, dois alunos do Técnico em Mecânica receberam o Prêmio Técnico Empreendor, fase regional. E em julho de 2011, 10 alunos do curso Técnico em Informática, divididos em três grupos, receberam prêmios pelas três primeiras colocações no concurso do evento Biz Games, que, neste ano, premiou os melhores jogos educacionais inscritos.
A perspectiva de ampliação do espaço físico do Campus é positiva para abertura de novos cursos. Atualmente, o projeto executivo da construção da segunda fase do prédio encontra-se em elaboração. A obra deverá ser concluída em 2013, antes mesmo que o curso ora proposto forme a sua primeira turma.

Rapidamente, o Campus Araraquara do IFSP vem se tornando conhecido no município e na região, pela qualidade de seu ensino.
Por isso, é grande a expectativa da comunidade externa pela manutenção dos cursos técnicos e da Licenciatura, em desenvolvimento no Campus, bem como pela abertura de cursos superiores de Tecnologia, que possuem mercado de trabalho aquecido na região.

Assunto(s): Campus
Fim do conteúdo da página