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Coordenação do Sóciopedagógico (CSP)

Publicado: Terça, 01 de March de 2016, 13h05 | Última atualização em Quarta, 14 de June de 2017, 15h31 | Acessos: 2483

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PUBLICAÇÕES

DOCUMENTOS 2017

DOCUMENTOS ANOS ANTERIORES 

 

Coodenação do Sociopedagógico – Resolução 138/14

Contato: csp.arq@ifsp.edu.br

Instância vinculada à Gerência Educacional do campus, articulada por equipe multiprofissional, de ação interdisciplinar, composta por Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo e Assistente Administrativo, no câmpus Araraquara.

Entende-se por equipe multiprofissional de ação interdisciplinar, a integração de profissionais de áreas diversas que trabalhem, concomitante e simultaneamente, a partir de uma articulação de seus saberes com intuito de assessorar o pleno desenvolvimento do processo educativo, orientando, acompanhando, intervindo e propondo ações que visem promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a permanência dos estudantes do IFSP.

 

Atribuições Gerais:

  • Acompanhar e implementar as políticas em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino do IFSP e outros órgãos de regulamentação externa;
  • Apresentar à comunidade escolar as ações vinculadas à Coordenadoria Sociopedagógica;
  • Reunir subsídios para a construção, elaboração, utilização e reformulação do Projeto Político Pedagógico do campus;
  • Organizar e participar de reuniões com pais;
  • Elaborar documentos e relatórios conforme instruções do campus e da Pró-Reitoria de Ensino.

 

Rendimento e Evasão:

  • Elaborar instrumentos de pesquisas para compreender e analisar os motivos que levem à retenção e à evasão dos estudantes em parceria com outras instâncias do IFSP;
  • Propor, implantar, acompanhar e avaliar propostas de prevenção e intervenção ao baixo rendimento, retenção e à evasão escolar;
  • Elaborar, implantar e acompanhar o Programa de Assistência Estudantil.

 

Ações:

  • Propor e colaborar com ações inclusivas e adaptativas de acordo com as demandas identificadas do NAPNE; ações afirmativas de acordo com as demandas identificadas; ações de promoção à saúde do estudante; ações culturais e educativas na perspectiva da inclusão e do enfrentamento a preconceitos e valorização às diversidades; encontros, palestras e seminários destinados à comunidade escolar;
  • Participar na elaboração e execução de projetos, em parceria com outras instâncias do IFSP, com intuito de proporcionar formação integral aos estudantes.

 

Estudantes:

  • Desenvolver, implantar e acompanhar programas e ações de apoio pedagógico, psicológico e social junto aos estudantes;
  • Propor e promover ações de acolhimento e integração do estudante e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem;
  • Atender, orientar, encaminhar e acompanhar os estudantes e familiares no âmbito sociopsicoeducacional e sobre direitos e deveres de cidadania;
  • Dialogar com as instâncias de representação estudantil como grêmios, centros acadêmicos e representantes de sala.

 

Docentes:

  • Identificar demandas, promover propostas e ações de formação continuada de docentes e de servidores que atuem na área educacional;
  • Orientar o corpo docente no que se refere às necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir na ação docente quanto aos procedimentos pedagógicos;
  • Participar e contribuir nas instâncias de planejamento pedagógico;
  • Realizar supervisão pedagógica;
  • Acompanhar as deliberações dos conselhos consultivo e deliberativo e promover suas implementações.

 

Sistemática de acompanhamento aos alunos

Os encaminhamentos podem ser feitos por: docentes, por servidores, pelo próprio aluno e pela comunidade (presencialmente ou pelo e-mail: sociopedagogico.arq@ifsp.edu.br).

O núcleo sociopedagógico em conjunto realizará triagem, independentemente de quem receba o encaminhamento, por meio da qual será identificado qual o encaminhamento interno será feito (psicológico, pedagógico, social, acadêmico) ou se será realizado encaminhamento externo (rede pública).

O NSP indicará na ficha qual a metodologia a ser aplicada e quais as ações a serem realizadas (entrevistas, escuta qualificada, dinâmicas, palestras, indicações de leitura, orientação, oficinas ou outras).

Após as medidas realizadas, será feita uma avaliação pela equipe quanto ao êxito ou não da ação e, se for o caso, quais as estratégias propostas para a solução da demanda.

Todos os encaminhamentos feitos por membros externos ao sociopedagógico serão respondidos ao solicitante de acordo com a necessidade do caso, podendo se estender ao prazo máximo de dois meses, constando de breve relatório e indicação de possíveis estratégias, quando as ações do sociopedagógico não obtiverem êxito na solução da demanda.

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