O USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: NOVAS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Natalia de Nobile Pires, Andreia Raquel Simoni Saldanha

Prédio: Bloco E - Salas de aulas teóricas
Sala: E5
Data: 2016-10-21 08:30  – 08:45
Última alteração: 2016-10-07

O propósito deste trabalho é apresentar alguns aspectos e questões sobre como os recursos tecnológicos disponíveis podem ser utilizados como apoio didático no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática do ensino básico, levando em consideração as características da geração que chega hoje às escolas totalmente familiarizada com o ambiente informatizado e também o maior acesso aos avanços tecnológicos devido a popularização dos preços dos dispositivos móveis e o espaço que esses vem ganhando nas Instituições de ensino. Serão discutidos os recursos adequados e os aplicativos disponíveis serão analisados quanto a sua relevância para o ensino de matemática, pois para que o uso desses recursos tenha resultado positivo é necessário que o docente não só aprenda sua utilização como tenha capacidade de fazer uma análise crítica sobre o conteúdo matemático apresentado, assim, este poderá desenvolver métodos para realizar a transposição. Nesse sentido, cabe ao professor promover a construção do aprendizado dentro de um ambiente interativo, estimulando a exploração, a troca de experiências e a formação colaborativa do conhecimento. Desta forma, algumas atividades serão construídas levando em consideração os aspectos levantados e sua eficácia no ensino-aprendizagem será testada e discutida.