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OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS: UM ESTUDO MULTICASO
Karina Costa Oliveira, Amanda Ribeiro Vieira

Prédio: Bloco E - Salas de aulas teóricas
Sala: E5
Data: 2016-10-21 09:30  – 09:45
Última alteração: 2016-10-07

Resumo


O artigo 66 da Lei 9394/96 determina que “a preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado”, no entanto essa formação pode ser em qualquer área do conhecimento, não necessariamente na área da Educação. Sabe-se que tais programas estão voltados para a formação de pesquisadores em campos específicos e não objetivam a formação de professores. Sendo assim, a grande maioria dos professores que atuam no Ensino Superior são pesquisadores que carecem de formação para a docência. Desta forma, as universidades devem promover a formação pedagógica de seu professorado, imprescindível para conseguir a qualidade docente à que se compromete em sua oferta acadêmica. Diante deste contexto, o presente estudo tem como objetivo descrever os programas de formação docente das universidades estaduais paulistas.


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