O TEXTO NO APLICATIVO EDUCIONAL: UMA ANÁLISE DA INTERFACE DO USUÁRIO

Sala: E1
Data: 2016-10-21 04:30  – 04:45
Última alteração: 2016-10-09

Observando a necessidade da utilização de ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem em âmbito escolar, tanto para introduzir um assunto como para agregar conceitos, este trabalho procura analisar, à luz das teorias da Semântica do Acontecimento, a questão do texto em aplicativos móveis educacionais. Para Guimarães (2011) o texto é uma unidade de sentido integrada por enunciados. Ou seja, o texto se caracteriza por ter uma relação com outras unidades de linguagem, os enunciados, que são enunciados e que significam em virtude desta relação (GUIMARÃES, 2011:21). Desta forma é importante conhecer a forma como o texto digital se apresenta ao leitor. Este meio onde se apresenta o texto digital é a interface do aplicativo educacional que, segundo Marucci (1999 apud LUMERTZ, 2000), funciona como uma ponte entre o software e a criança, portanto, a interface deve ser de fácil usabilidade de forma a suprir as necessidades do usuário (MARUCCI, 1999 apud LUMERTZ, 2000). Contribuindo para o entendimento do uso de tecnologias no ensino, Abreu (2012) afirma que com o surgimento de novas ferramentas digitais e da redefinição de instrumentos antigos, novos sentidos são trazidos ao campo educacional, trazendo questionamentos aos parâmetros didáticos existentes. Nesse sentido, as novas tecnologias podem atuar reafirmando a posição do professor como transmissor de informações, ou caminhando para uma reinvenção do papel do professor, como elaborador de condições para construção do conhecimento pelos próprios alunos (ABREU,2012:48). Neste contexto, considerando as diversas interações estabelecidas entre aluno e a interface do software educacional, este trabalho tem o objetivo de analisar a forma como se constitui o texto nestes aplicativos e em livros didáticos, estudando como eles se articulam para alcançar o objetivo de ensinar, levando em conta que são voltados para a alfabetização. Sendo assim, a primeira etapa da pesquisa de iniciação científica centrou-se em selecionar o software. Entre tantas possibilidades disponíveis, o material escolhido para o desenvolvimento deste trabalho, foi o software educacional Palma Escola que é um programa complementar a alfabetização de crianças, jovens e adultos. Foi selecionado também um livro didático utilizado na alfabetização de alunos da rede pública de ensino, para estabelecer um contraponto entre o texto digital e o impresso. As análises iniciais buscaram observar pontos estruturais do texto como: as distintas maneiras de construção do conhecimento e a ordem de apresentação dos conteúdos. Também observou as interações estabelecidas entre alunoaplicativo e entre aluno-professor. Na próxima etapa da pesquisa, as análises buscarão expor a maneira pela qual se constrói o texto nos softwares educacionais, procurando estabelecer convergências e divergências entre seu funcionamento no meio impresso e no digital. Esta pesquisa abordará também a inserção destas novas tecnologias na educação, problematizando os papeis de alunos e professores imersos nesta nova dinâmica de ensino e aprendizagem. Este trabalho insere-se, teoricamente, nos estudos enunciativos e dialoga com as questões próprias da tecnologia da informação.