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A QUESTÃO DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
Renato Kendy Hidaka, Gabriela Sebba Abdo

Prédio: Bloco E - Salas de aulas teóricas
Sala: E5
Data: 2016-10-21 02:45  – 03:00
Última alteração: 2016-10-14

Resumo


A denominada teoria de gênero tem, na conjuntura brasileira atual, suscitado polêmica e, inclusive, mobilização de setores da sociedade civil e da sociedade política, sobretudo da esfera legislativa, contra tal “teoria”, bem como à presença da Sociologia enquanto disciplina obrigatória no Ensino Médio, uma vez que esta seria a expressão de um conhecimento ideológico que em nada teria a contribuir com o desenvolvimento social. O presente trabalho vai na contramão dessa leitura e parte da hipótese de que não há uma correspondência entre a concepção presente no imaginário do senso comum e o tratamento dado à questão de gênero pelos estudiosos das ciências sociais. Nesse sentido, este projeto de iniciação científica tem como objetivo identificar o modo como os livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o triênio de 2015-2017, abordam a temática de gênero. Mais especificamente, procura mostrar como o conceito de gênero é abordado por esses diversos livros. Algumas perguntas que norteiam o projeto: Qual é a definição (ou definições) de gênero ali presentes? Quais são os autores utilizados como referência acerca do tema? Que questões são colocadas? Em que contexto e com qual finalidade aparecem? Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa de análise documental de fontes primárias, ou seja, de um trabalho baseado na interpretação e no cotejamento de livros. Serão utilizadas como fontes de pesquisa primária os seis livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2015, e como fontes secundárias artigos e outros trabalhos científicos, como TCC’s, dissertações e teses sobre o tema. Esse projeto de IC faz parte de um projeto maior do orientador, que procura realizar uma análise mais ampla de todo esse material didático, que vem sendo publicado, sobretudo nos últimos anos, a partir da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, que torna obrigatórias as disciplinas de Filosofia e Sociologia nos currículos do Ensino Médio das escolas brasileiras.


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