AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS REDES SOCIAIS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Fernanda Belintani Bolzan

Prédio: Bloco E - Salas de aulas teóricas
Sala: E3
Data: 2016-10-21 08:30  – 08:45
Última alteração: 2017-11-22

Este estudo realizou a avaliação do impacto de redes sociais na aprendizagem. Um estudo de caso foi conduzido com 42 estudantes na disciplina de Matemática, do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, Campus Araraquara, que possibilitou a realização da pesquisa em um contexto real. O Facebook foi a rede social escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que todos os participantes, estudantes e docente, já faziam uso desta plataforma. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar se o Facebook pode contribuir positivamente para a aprendizagem dos alunos, tendo como foco de investigação o compartilhamento de materiais acadêmicos e interações realizadas sobre conteúdos da disciplina em grupo de trabalho fechado/secreto. A plataforma Moodle também foi utilizada para realização de atividades, interações e para troca de materiais e possibilitou um estudo comparativo sobre a preferência dos estudantes em relação às duas plataformas. A abordagem de pesquisa empregada é qualitativa e exploratória, avaliando opiniões e perspectivas dos participantes. A coleta de evidências foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas e observação direta das pesquisadoras. Os resultados demonstram que as redes sociais têm grande potencial para apoiar as disciplinas na modalidade presencial e podem ser utilizadas para facilitar a troca de materiais e aprofundar discussão extraclasse.