VÍDEO AULAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO

Sala: E5
Data: 2016-10-21 10:45  – 11:00
Última alteração: 2016-10-07

Este resumo tem o propósito de retratar o projeto de criação de vídeo-aulas de matemática, demonstrando suas metas e finalidades, os objetivos atingidos e aqueles que pretende-se atingir. À principio temos duas metas: criar material de apoio em matemática para os alunos do ensino básico e auxiliar os alunos de Licenciatura em sua formação, proporcionando a estes uma maior experiência em ensinar matemática. Antes de iniciar as gravações, foi feita uma pesquisa na web para verificar as propostas de vídeo já existentes. Foi constatado que vídeos que duram em média 7 minutos são os mais visualizados e, por isto, foi optado a criação de vídeo-aulas com duração semelhante. O primeiro assunto a ser tratado, decidido em reunião por bolsistas e coordenadores, foi "Teoria dos Conjuntos". A primeira gravação teve o formato de aula expositiva, com o professor explanando o conteúdo junto a lousa. O processo de filmagem é árduo e demorado, e um vídeo de apenas 5 minutos pode demorar mais de 5 horas para ser produzido. Após algumas correções, devidamente apontadas por nossos coordenadores, chegou-se a um produto final, e este vídeo deve ser postado na web nos próximos dias. Ainda será gravado, nesta semana, um vídeo introdutório apresentando o projeto e as pessoas envolvidas. A próxima aula, ainda dentro do assunto "Teoria dos Conjuntos", terá uma proposta diferente da anterior, e será feita através da gravação das imagens da tela de um computador acompanhada da voz do professor. Esperamos atingir um nível de experiência e praticidade em criação de vídeo-aulas que nos permitam criar novos vídeos a cada 15 dias e, também, contribuir de forma significativa para com os alunos do ensino básico, oferecendo-lhes materiais de estudo de qualidade.