MATEMÁTICA CRÍTICA E DEMOCRATICA ENVOLVENDO OS PROGRAMAS SOCIAIS.
Elizangela Santana Fioravante, Bruna Galiazzi Souza, Giancarla Cavichioli Petrucelli Bettoni, Luis Gustavo Lucatelli

Prédio: Bloco E - Salas de aulas teóricas
Sala: E5
Data: 2016-10-21 04:45  – 05:00
Última alteração: 2016-10-11

A presente atividade relatada visa relacionar aspectos sociais dos estudantes com o programa de incentivo econômico e social “bolsa família”, reafirmando o papel do indivíduo como cidadão. A matemática trabalhada é a educação matemática crítica, como suporte da democracia, onde as salas são “cenários para investigação” para analisar quais os alunos que recebem auxílios dos programas governamentais e justificar a ausência dos demais através do tratamento da informação, da leitura e interpretação do texto dado, gerando a criação de tabelas para que eles possam visualizar a matemática encontrada na política do bolsa família. O papel dos pibidianos é orientar os alunos nesta investigação de forma que ocorra a reflexão crítica sobre a matemática.