PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Marcia Ito Taniguti, Gislaine Cristina Micheloti Rosales

Prédio: Bloco E - Salas de aulas teóricas
Sala: E3
Data: 2016-10-21 09:00  – 09:15
Última alteração: 2017-11-22

RESUMO: O desenvolvimento do raciocínio lógico é importante para melhor desempenho em todas as atividades humanas e, para estudantes de computação, o estudo da lógica é crucial para o desenvolvimento do raciocínio, para a compreensão de conceitos básicos envolvidos na área, para a verificação formal de programas e até mesmo para o entendimento de conteúdos mais avançados e complexos. Todavia, a disciplina de lógica de programação tem apresentado altos índices de reprovação, segundo estudos realizados em quatro turmas do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFSP, campus Araraquara. Há diversas hipóteses sobre as causas desses resultados e acredita-se que a dificuldade demonstrada pelos alunos nessa disciplina contribui significativamente para os altos índices de evasão no curso. Este artigo tem o objetivo de socializar o trabalho sendo desenvolvido por meio de um projeto de iniciação científica que atua no desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) seguindo uma proposta mais democrática e sustentável de desenvolvimento e acesso aos conteúdos educacionais. Para tanto, todo recurso produzido no âmbito deste projeto segue o padrão de metadados Dublin Core[1] (Dublin Core, 2011) que garante sua interoperabilidade com repositórios de REA e sistemas, possibilitando ainda seu reuso. Pinto, Ribeiro e Serra (2013) apontam que poucas ações têm sido promovidas no Brasil para a produção de recursos educacionais abertos, principalmente pelo desconhecimento sobre o assunto por parte de docentes e profissionais da educação; também pela falta de domínio das tecnologias; e por questões de direitos autorais. Neste trabalho, os REA estão sendo desenvolvidos empregando recursos de bidimensionalidade, tridimensionalidade e técnica quadro a quadro, trabalhando áudio, imagem e movimento para geração de animações a fim de explorar os estímulos visuais e auditivos, que de acordo com Felder e Silverman (2016) facilitará a memorização do conteúdo. Os recursos didáticos desenvolvidos neste projeto estão sendo catalogados e disponibilizados sob licença Creative Commons[2], podendo, portanto, ser reutilizados por qualquer pessoa interessada, incluindo a comunidade acadêmica do IFSP. A metodologia de pesquisa consiste em sete etapas principais, sendo elas: (1) estudos iniciais sobre a produção de recursos educacionais abertos; (2) identificação de recursos didáticos a serem desenvolvidos; (3) estudo e domínio de tecnologias para produção das animações; (4) estudo do padrão de metadados Dublin Core; (5) construção dos REA, em formato de animação; (6) avaliação da percepção dos usuários sobre os REA construídos; e (7) licenciamento dos REA. Um estudo de caso está sendo conduzido com a participação de cinco estudantes do Curso Superior de ADS do IFSP, Campus Araraquara, com o objetivo de apoiar a avaliação e adequação dos REA produzidos.  Com isso, espera-se contribuir para o bom aprendizado da lógica de programação de alunos do Curso Superior de ADS e outras pessoas interessadas.