O PROTAGONISMO DO JOVEM NA ESCOLA

Sala: E5
Data: 2016-10-21 09:15  – 09:30
Última alteração: 2016-10-07

RESUMO: Definição do Problema: O presente trabalho tem origem em um evento acadêmico realizado em uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico no interior do estado de São Paulo, em maio de 2016, na qual a convivência entre estudantes do ensino superior e ensino médio integrado ao técnico gerou a necessidade de investigação de comportamentos entre os jovens estudantes. A partir do contato com os sujeitos verificou-se a falta de protagonismo dos mesmos dentro do ambiente escolar, levantando-se assim a hipótese de dificuldade de adaptação à nova instituição de ensino, uma vez que são recém-chegados e encontraram uma estrutura diferenciada das escolas egressas. Nesse contexto, a problemática em questão trata da construção da noção de pertencimento à instituição de ensino bem como da construção de perspectivas frente à nova realidade escolar. Objetivo(s): Desenvolver o sentimento de identidade e pertencimento dos estudantes da unidade escolar, estimulando a interação entre os alunos dos diferentes níveis de ensino ofertados pela instituição. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: identificar as motivações que os levam a realizar as tarefas cotidianas; valorizar as habilidades e os talentos dos alunos estimulando-os a compartilha-las nas atividades do projeto; evidenciar a importância dos estudos; melhorar o rendimento escolar. Justificativa: O projeto quer dar visibilidade aos anseios dos estudantes. Investigando-se um pouco sobre a realidade vivenciada e suas expectativas quanto à escola, o intuito é propiciar momentos de reflexão e diálogo sobre a perspectiva dos estudantes quanto às atividades escolares e à formação integral. Acredita-se, portanto, numa proposta de educação libertadora, contrária à educação bancária. A educação que não trata o aluno como algo vazio que deve ser preenchido, nem como alguém sem visão de mundo, sem uma realidade própria que deve ser considerada no processo de ensino e aprendizagem. A realidade vivida por esses alunos, a estrutura familiar e as condições socioeconômicas dos mesmos influenciam diretamente na relação aluno/escola que esses têm. Assim, para além do espaço formal, em que os professores têm papel fundamental no processo de formação desses estudantes, o que se coloca aqui é a complementação de uma formação entendida como processo amplo, dinâmico, que se dá em diferentes espaços, tempos e formas. Educar-se com o outro também é uma educação que pode ser desenvolvida dentro dos muros da escola, inclusive desenvolvendo o gosto de nela estar e permanecer. Metodologia: Fazer as reuniões periódicas fora da sala de aula, usando o espaço livre encontrado na unidade escolar; estabelecer temas e assuntos em conjunto com os participantes, considerando seus principais interesses; promover oficinas de diversos temas organizadas pelos próprios alunos, aberta para a comunidade escolar e organizar gincanas para a interação dos alunos com a instituição de ensino e colegas. Numa etapa inicial, para estabelecer maior contato com o público alvo, têm ocorrido observações de aulas regulares bem como levantamento de dados sobre o perfil dos estudantes do ensino médio integrado.