A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PROPOSTA PELA LEI N.º 13.415/2017: UMA ANÁLISE DOS SEUS FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS
Lauro dos Santos dos Santos Junior

Última alteração: 2017-11-17

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar a reforma do ensino médio proposta pela lei n.º 13.415/2017, em seus aspectos políticos e pedagógicos e com ênfase em relação ao currículo. Far-se-á, como alicerce, um retrospecto histórico, buscando elucidar as motivações que sustentaram o ensino médio durante o curso de sua existência no Brasil, transitando pelos períodos Colonial, Imperial, República Velha, Estado Novo, Ditadura Militar e, novamente a democracia, identificando em cada contexto histórico, a política educacional e as lutas ideológicas em torno do sistema educacional brasileiro, com maior relevância ao ensino médio. Analisar-se-á as experiências de outros países, como a Finlândia e o Japão, que adotaram proposta semelhante de profissionalização, flexibilização curricular e diferentes itinerários formativos que podem ser escolhidos pelos alunos. Desenvolver-se-á uma pesquisa empírica em uma escola de tempo integral, visando identificar as necessidades e possibilidades para a implementação do modelo proposto e ainda, discutir-se-á de forma contextualizada os fatores negativos e positivos da reforma no que diz respeito especialmente à aspectos como:  qualidade da educação, desempenho acadêmico dos alunos, reprovação e evasão.