AS VISÕES DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Rayssa Rangel Oliveira

Última alteração: 2017-11-26

O presente projeto apresenta o início de uma linha de investigação que está em andamento em uma instituição federal de ensino médio concomitante ao ensino técnico, e possui como intuito a identificação dos conceitos acerca de ciência e tecnologia (C&T) que os alunos em diferentes séries, as três séries do ensino técnico integrado ao ensino médio no Campus, apresentam. A priori uma revisão bibliográfica foi feita. Em seguida, discussões direcionadas para o estabelecimento de um conceito moderno sobre C&T, com o mínimo possível de distorções. A última etapa envolveu a estruturação de questionários com cinco questões, visando identificar as deformidades mais comuns em relação a C&T presentes no discurso dos alunos. Os resultados obtidos até o presente momento são parciais, pois o projeto encontra-se em andamento. Porém é possível notar algumas tendências a incongruências nos conceitos de C&T, como a dissociação de ciência e tecnologia, sabidamente indissociáveis nos dias de hoje.