POTENCIALIDADES DOS JOGOS DIDATICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Gislane Gomes Chagas, Bruna Camargo Tereza, Luciane Penteado Chaquime

Última alteração: 2017-10-16

O atual cenário educacional exige que o professor, para melhor atender o processo de ensino- aprendizagem, abandone a postura tradicional de detentor e transmissor de conhecimentos  e passe a ser o mediador e favorecedor  da aprendizagem dos alunos. Para tanto, ele necessita de novas ferramentas pedagógicas que o auxiliem. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar as potencialidades dos jogos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia, buscando fortalecer as estratégias pedagógicas diferenciadas que descentralizem o professor e tornem o aluno o sujeito principal no processo de ensino-aprendizagem. A partir do levantamento bibliográfico que foi feito, podemos considerar que os jogos apresentam potencialidades que fortalecem as estratégias pedagógicas, pois promovem ambientes favorecedores da autonomia, reflexão e crítica, sem contar no auxilio à assimilação dos conteúdos aprendidos em sala de aula, os tornando significativos para serem utilizados em seu dia a dia.