Tamanho da fonte: 
QUÍMICA DOS ALIMENTOS E NUTRIÇÃO: UMA PROPOSTA DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DA QUÍMICA
Carolina Rocha, Lariana Basílio, Elaine Muniz

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


A importância de atividades que promovam a autonomia no ensino é considerada como sendo indiscutível. No entanto, muito tem se discutido com relação à realização da prática pela prática. É de total importância que as atividades realizadas sejam inseridas dentro de um contexto social, visando o enriquecimento dos conhecimentos dos alunos de maneira dinâmica e atrativa, o que o permitirá exercer um papel de cidadão consciente e ativo dentro da sociedade. As oficinas temáticas consistem em um conjunto de atividades interligadas a partir de um tema gerador que contextualiza o conhecimento e correlaciona estas atividades com questões sociais, ambientais, econômicas etc. A oficina "Química dos Alimentos e Nutrição" foi oferecida a alunos do 1° ano do Ensino Médio, com a participação de professores de química e nutricionistas. A intervenção evidenciou a potencialidade dessa ferramenta no ensino, através da participação efetiva e motivada dos estudantes envolvidos

Texto completo: PDF