COMPARANDO REGISTROS DA TABUADA E DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU EM LIBRAS PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Diany Akiko Nakamura

Última alteração: 2017-11-20

Este trabalho refere-se à elaboração e desenvolvimento de atividades com material didático lúdico de Matemática adaptado para Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o ensino fundamental regular e da rede pública.  A partir de nossas observações das dificuldades enfrentadas por docentes e discentes: ouvintes, deficientes auditivos e surdos nas aulas de matemática durante participação no Projeto de Iniciação Científica. Essa experiência nos indicou um caminho para a adaptação de atividades de Matemática para LIBRAS e também para buscarmos a valorização da identificação cultural do deficiente auditivo/surdo para com sua própria Língua. Acreditamos que esse tipo de material pode auxiliar na superação de problemas enfrentados por estes alunos no ensino regular, bem como motivá-los, favorecendo a aprendizagem do aluno deficiente auditivo/surdo.