O ESTÁGIO COMO PESQUISA: O INÍCIO DA PRÁXIS DOCENTE
Camila Fernanda Biolcatti, Bárbara Negrini Lourençon

Última alteração: 2017-12-13

Este artigo discute a formação de professores a partir da relação teoria e prática presente nas atividades de estágio e da ideia de estágio como pesquisa. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida a partir das atividade de estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um semestre com atividades de observação e intervenção em uma escola do Ensino Fundamental II e contou com a elaboração do projeto interdisciplinar “Arte indígena e cálculo de perímetro e área de figuras planas”. Toda a reflexão realizada ao longo do estágio de forma concomitante à disciplina de Prática Pedagógica V não somente reforçou a ideia de práxis e da superação da dicotomia entre teoria e prática, como possibilitou um estágio para além da imitação de modelos. Como resultado, a escola campo de estágio recebeu um relatório do aluno professor em formação em que foram relatadas as análises dos documentos pedagógicos da escola, bem como as aprendizagens desenvolvidas. Houve ainda os “Seminários de Estágio”, momento garantido no componente curricular articulador do estágio para a socialização das experiências de cada aluno professor em formação.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio curricular supervisionado; interdisciplinaridade; prática pedagógica.