A produção artístico-literária na contemporaneidade: uma leitura de A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan
Ana Guelfi Erba

Última alteração: 2018-10-02

Este projeto tem o objetivo de trabalhar questões referentes a formas possíveis da representação literária a partir de uma leitura do romance A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan. Por se tratar de uma escritora contemporânea, encontraremos em sua obra métodos de composição que rompem com a tradição realista do gênero romance. Obviamente, não se trata da primeira autora a transgredir as formas tradicionais da narrativa; justificamos a escolha do corpus por meio de uma parte específica do livro, exatamente aquela que escolhemos como objeto do trabalho. Trata-se do capítulo “Grandes pausas do rock n´ roll, por Alison Blake”, que busca ressignificar a linguagem literária ao incorporar um tipo de produção próprio da evolução tecnológica. O trabalho a partir de um capítulo é justificável, pois a estrutura do romance se constrói em torno de partes independentes que funcionam como espécies de contos. Pretende-se estudar, ainda, a relação do capítulo selecionado com os demais, a fim de construir um quadro unitário do sentido da narrativa, que se encontra na relação entre os personagens e na forma de lidar com a questão do tempo.