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BEAR GAME
VINICIUS MITTITIER, GISLAINE CRISTINA MICHELOTI ROSALES

Última alteração: 2018-09-27

Resumo


Este artigo socializa o trabalho de desenvolvimento de um jogo educacional 2D cujo objetivo é auxiliar a prevenção e redução da gagueira funcional temporária que afeta crianças de 3 a 5 anos de idade, em fase de aquisição da linguagem. O jogo está sendo desenvolvido no escopo de projetos de iniciação científica do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do do IFSP, Câmpus Araraquara. A versão atual do jogo, desenvolvido com a tecnologia Unity, possui um cenário completo e todos os seus elementos visuais, com interação entre o jogador e objetos gráficos. O personagem principal do jogo é um urso, chamado Caramelo, que interage com as crianças explicando o funcionamento do jogo e auxiliando em todos os cenários. A proposta do urso foi desenvolvida a fim de oferecer bons modelos de fala durante as fases do jogo, em que o urso interage com a criança produzindo uma fala estruturada, equilibrada, pausada, com ênfase em palavras e expressões e com diferentes graus de entonação na voz. Além de oferecer bons modelos de fala e ajudar a criança a compreender o discurso falado como algo tranquilo, o jogo se propõe a trabalhar no desenvolvimento do vocabulário da criança, ajudar na aprendizagem de cores e formas, desenvolver sua capacidade criativa, melhorar seu raciocínio e apresentar-lhe noções de matemática básicas para sua faixa etária. A cada acerto, a criança é recompensada e ajuda o urso e completar seu pote de mel. O lançamento da versão beta do jogo está previsto para outubro deste ano, quando será possível disponibilizá-lo para avaliação de usuários finais, crianças de 3 a 5 anos auxiliadas e sob supervisão de seus pais ou, preferencialmente, profissionais que atuam no tratamento da gagueira funcional temporária. Uma parceria firmada entre o grupo de pesquisa do projeto e um centro de tratamento da gagueira funcional temporária, possibilitará a coleta de evidências e avaliação do sistema. Neste artigo são socializadas as etapas já desenvolvidas do jogo e os resultados preliminares obtidos.


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