ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA ENSINO DE SISTEMAS DE CONTROLE
Ana Paula Nogueira Santana

Última alteração: 2018-10-01

O ensino em sí é uma atividade complexa e dificultosa. A prática pedagógica tem sido estudada pelas universidades afim de definir métodos de ensino e pesquisa, e uma das questões sempre abordadas é a atividade prática nas instituições de ensino. Por se tratar de um assunto interdisciplinar, as experiências práticas em laboratório para o ensino de Sistemas de Controle são parte fundamental do aprendizado em cursos de engenharia. Entretanto, as opções de bancadas experimentais disponíveis no mercado possuem alto custo, e muitas vezes limitações técnicas que impedem a experimentação necessária para abordar os diversos assuntos que envolvem essa área de estudo. Nesse sentido, esse trabalho busca o desenvolvimento de uma bancada experimental para controle de posição, variável de interesse bastante importante no projeto de mecanismos mecatrônicos. Além da bancada experimental, pretende-se desenvolver roteiros de experiências para proporcionar uma vivência prática de projeto de sistemas de controle ao estudante desta disciplina.