DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ROBÓTICO PARA AUXILIAR ESTUDOS ENVOLVENDO PESSOAS COM PROBLEMAS DE LOCOMOÇÃO
José Eloi Souza Guerra Junior, André de Souza Tarallo

Última alteração: 2019-10-29

Diversas entidades oficiais no mundo divulgam informações sobre diversos indicadores afim de conhecer o panorama atual da situação e necessidade da população. Um indicador relevante é o social, que no Brasil é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta dentre diversas informações, 6,7% da população brasileira com algum tipo de deficiência em 2018.  São quatro tipos de deficiências consideradas pelas entidades oficiais: a) auditiva; b) visual; c) motora e d) mental. Existem diversos trabalhos científicos desenvolvidos e em desenvolvimento, por meio do uso de tecnologias, para gerar um produto final capaz auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Baseado nessas informações, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um protótipo robótico para cadeirantes, baseado na plataforma Arduino e sensores, para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção a se movimentarem de forma autônoma com o uso de uma cadeira de rodas.