UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE QUÍMICA E MECÂNICA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Carolina Rocha, Maíra Prestes de Albuquerque

Última alteração: 2019-11-13

O ensino médio integrado ao ensino técnico brasileiro baseia-se na concepção de educação integrada, em que trabalho, ciência, tecnologia e cultura são consideradas como categorias indissociáveis da formação humana. Do ponto de vista organizacional, essa relação deve integrar em um mesmo currículo a formação plena do educando, proporcionando aos alunos a apropriação de conceitos necessários para a intervenção consciente na realidade. Uma opção interessante nesse contexto é promover a aprendizagem de conceitos gerais a partir de problemas que advêm da área profissional em questão. Nesta perspectiva, este trabalho pretende criar uma série de histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino do tema “Química de materiais”. A temática é de especial importância para alunos do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do IFSP – Campus Araraquara por ser uma área de fronteira entre a Química e a Mecânica e carente de recursos didáticos alternativos que promovam essa integração. Após a produção, as HQs serão disponibilizadas a esses alunos. Professores e alunos serão convidados a fazerem sugestões e estas serão utilizadas para o aperfeiçoamento da ferramenta educacional.

Texto completo: Sem título