ESTUDO DA ESTABILIDADE DE INDICADORES ÁCIDO-BASE NATURAIS OBTIDOS A PARTIR DE FRUTAS E/OU LEGUMES FONTES DE ANTOCIANINAS.
Ludmila Rossi, Elaine Muniz

Última alteração: 2019-10-29

A experimentação no ensino de Química é uma ferramenta muito importante para viabilizar um processo de ensino e aprendizagem significativo. No entanto, muitas escolas não possuem a infraestrutura laboratorial adequada para o desenvolvimento da experimentação nas práxis dos docentes. Nesse contexto, materiais alternativos de fácil obtenção e baixo custo são ideais para propiciar o uso da experimentação como ferramenta de ensino e aprendizagem em muitas realidades escolares. Em particular, soluções indicadoras podem ser preparadas com custo reduzido e têm sido utilizadas na experimentação para o ensino de ácidos, bases e equilíbrio químico nas aulas de Química. Neste trabalho estudou-se a estabilidade de soluções indicadoras baseadas em pigmentos naturais, as antocianinas, extraídas de frutas e/ou legumes, permitindo estabelecer procedimentos adequados para a preparação, armazenamento e uso destas soluções.