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Conhecendo o ECA por meio da literatura: um projeto de letramento literário.
Camila Lima Rosa

Última alteração: 2019-10-29

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre os resultados de um projeto de letramento
desenvolvido no âmbito do PIBID, cujo objetivo foi incentivar o gosto pela leitura e a reflexão sobre direitos
e deveres a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica estadual do interior de
São Paulo. No campo escolar, docentes e gestão demonstravam grande preocupação com comportamentos
inapropriados dos estudantes e sua falta de noção sobre cidadania, fatores que justificaram a escolha do tema
para o desenvolvimento do projeto de letramento aqui apresentado. Dessa forma, as atividades iniciaram-se
com uma aula expositiva e dialogada sobre alguns direitos e deveres do cidadão estabelecidos em 1988, no
Artigo 6º da Constituição. Após essa breve exposição, partiu-se também do Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) para discutir como os estudantes poderiam exercer a cidadania, ter consciência de suas
obrigações e lutar pelo que é justo e o correto. Tal discussão baseou-se no poema “Direito e Deveres” da
escritora Ruth Rocha, o qual destaca que a infância é um período mágico, lúdico, que deve ser alegre, repleto
de direitos, inclusive, o direito à felicidade. Após a leitura e análise do poema, outras atividades foram
desenvolvidas de acordo com a proposta de Letramento literário de Cosson (2016). Os resultados
demonstraram-se positivos, pois houve interesse dos estudantes pela leitura, pela produção de um cartaz, por
conhecer seus direitos, dentre outros.

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