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UM CLÁSSICO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO A RESPEITO DE KARL MARX
Renato Kendy Hidaka, Gabriel da Silva Sousa

Última alteração: 2019-10-29

Resumo


Desde que a Sociologia retornou ao ensino médio como componente curricular obrigatório, observa-se um processo de produção de materiais didáticos voltados à sua prática de ensino. Inserido nesse contexto, este trabalho tem como objetivo examinar o modo como dois dos seis livros didáticos de Sociologia, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, retratam o pensamento de Karl Marx. Algumas questões que norteiam a investigação: os livros didáticos de Sociologia fazem menção ao pensamento de Marx? Se sim, como o autor é representado em tais livros? Apresenta-se o conjunto da produção teórica do autor ou faz-se um recorte conceitual? Há diferentes tratamentos nos livros ou há um consenso quanto à forma de abordagem? Conclui-se que Marx aparece em todos os livros didáticos analisados. Neles, opta-se pela exposição conceitual relacionada à discussão de temáticas específicas. Classe social, força de trabalho, meios de produção, mais-valia e ideologia são os conceitos mais recorrentes.

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