Tamanho da fonte: 
AS MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO
Leticia Caldas de Freitas

Última alteração: 2019-10-29

Resumo


Empreender é identificar uma oportunidade e criar meios para realizá-la, seja criando algo novo ou agregando valor a algo já existente. Nesse processo o papel do empreendedor se torna fundamental. A mulher brasileira também tem se mostrado bem envolvida no assunto, pois nos últimos vinte anos de estudo pelo GEM sobre o tema no Brasil é possível evidenciar uma crescente participação das mulheres nesse cenário. Mulheres brasileiras tornaram-se empresárias e buscaram sua independência financeira, seja para aumentar o faturamento familiar ou tornar a atividade como fonte principal de renda. O papel da mulher na sociedade e na economia vem passando por um significativo crescimento e ressignificação, pois a mulher na sociedade atual está dividida entre as demandas familiares e profissionais. Por meio de um levantamento bibliográfico e documental, esta pesquisa buscou compreender o cenário empreendedor feminino no Brasil e a identificar os tipos de empreendimentos e as motivações que levam as mulheres brasileiras a escolherem o empreendedorismo como opção de carreira. A participação da mulher no cenário empreendedor é praticamente igual ao do homem, muitas optam pela carreira empreendedora por ser uma forma de gerar renda e conciliar com outras atividades, algumas percebem no empreendedorismo a oportunidade de exercerem liderança e autonomia e equidade salarial. Os empreendimentos nos setores de alimentação, serviços domésticos, comércio varejistas de roupa e serviços de beleza, são os mais habituais entre as empreendedoras brasileiras

Texto completo: PDF