Relato de experiência: O bullying na literatura e na sala de aula
Sara Degasperi Leão da Silva Monkouschi, Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Ana Cecília Costa Fernandes

Última alteração: 2019-10-29

Este trabalho relata as experiências obtidas com um projeto de letramento literário desenvolvido como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de um curso e Licenciatura em Letras. Tal projeto promoveu diversas atividades de letramento sobre a temática do bullying e do cyberbullying a partir da leitura da obra “Todos contra D@nte”, de Luís Dill. O projeto ocorreu com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo e suscitou discussões sobre o bullying que resultaram com o trabalho do gênero “debate deliberativo”, no qual, discutiram-se sobre maneiras eficazes para se combater o bullying no meio escolar. O trabalho demonstrou, dentre outros aspectos, a capacidade que as obras literárias possuem para comover o leitor e adentrar em sua realidade.