ESTUDO DOS EFEITOS DO ÍNDICE DE ACIDEZ E UMIDADE DOS ÓLEOS DE SOJA E ALGODÃO RESIDUAIS DE FRITURA FRENTE A PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Jorge Anderson Arlindo, Daniel Thomaz, Alex Valério Santos, Maria Clara Ligabo

Última alteração: 2019-10-29

O biodiesel pode ser produzido com óleos vegetais via esterificação, hidroesterificação e transesterificação, sendo esse último o método mais utilizado. A transesterificação consiste na reação entre óleos vegetais e álcool na presença de catalisador. Nessa reação as matérias primas não podem conter IA e umidade elevados, porque geram sabão. Este estudo avaliou o IA e umidade dos óleos de soja e algodão para verificar a necessidade do pré-tratamento para produção do biodiesel. O IA dos óleos foram considerados baixos, soja  e algodão , no entanto, a umidade foi insatisfatória. As análises mostraram que não há necessidade de neutralizar os óleos, devido aos baixos IA, mas a secagem deverá ser realizada, caso contrário haverá formação de sabão. Biodiesel foi produzido com os óleos antes e após pré-tratamento. Os resultados comprovaram que a produção com óleos contendo umidade elevada proporciona formação de sabão, além dos biodieseis apresentaram IA acima do especificado. Já a produção do biodiesel após a secagem dos óleos proporcionou produtos isentos de sabão e IA de acordo com especificado. Pode-se concluir que a produção de biodiesel com óleos de fritura é possível, no entanto, deve-se analisar os IA e umidade para verificar a necessidade de pré-tratamento.