Teatro na sala de aula: benefícios do gênero na prática escolar
Mariane Vieira Almeida Amaral, Carla Martins Bononi, Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Estela Inacio de Souza e Souza

Última alteração: 2019-10-29

Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos após a aplicação de atividades didático-pedagógicas desenvolvidas com textos do gênero dramatúrgico, especificamente o teatro, em um projeto de letramento. O público-alvo das atividades foi uma turma de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e seis estudantes, de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Tal trabalho foi desenvolvido por graduandas do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de São Paulo, a fim de atender, basicamente, dois escopos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): melhorar o ensino da escola pública e proporcionar aos licenciandos a experiência docente. O gênero teatral foi utilizado como ferramenta para despertar o interesse dos estudantes pela leitura e pela escrita e, também, desenvolver habilidades sociais e comunicativas, demonstrando-se um ótimo caminho para o público em questão. Os alunos envolveram-se ativamente em todas as atividades e, mesmo aqueles que se mostraram inibidos no começo, tiveram grande envoltura, especialmente nas atividades de encenação, surpreendendo a todos os responsáveis pelo projeto.