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OTIMIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA E RECURSOS LÓGICOS DO BEAR GAME, UM JOGO EDUCACIONAL PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO DA GAGUEIRA FUNCIONAL TEMPORÁRIA
VINICIUS MITTITIER, GISLAINE CRISTINA MICHELOTI ROSALES

Última alteração: 2019-10-29

Resumo


Este artigo apresenta a terceira etapa de desenvolvimento do jogo educacional 2D denominado Bear Game. O objetivo do jogo é oferecer suporte a crianças de 3 a 5 anos de idade que apresentam gagueira funcional temporária. Esta etapa do desenvolvimento resultou no aprimoramento da interface a partir da edição gráfica e reposicionamento dos elementos visuais, a inclusão de novas funcionalidades em botões de interação, a produção e inserção de áudios, incluindo background, sons de botões de interação e sons de avanço de telas e fases, incorporação de scripts C# para funcionamento de ações de interação e para aprimoramento do código fonte a fim de proporcionar melhor robustez e facilidade de manutenção. A estrutura do jogo foi desenvolvida para receber novas otimizações a fim de aperfeiçoar o áudio oferecido e a formação de estruturas frasais, como por exemplo, níveis de perguntas e respostas.  Foi realizado um levantamento de banco de vozes, a partir de sintetizadores com licença gratuita e trabalhados com apoio de ferramentas de edição de áudio, também gratuitas, a fim de obter uma fala masculina infantil a ser utilizada pelo urso nas interações com a criança, oferecendo solução com fluência e modelo de fala adequado. Esta etapa encontra-se em fase de desenvolvimento e apresenta-se como um grande desafio do trabalho, uma vez que as pesquisas realizadas não identificaram um sintetizador de voz gratuito com as características necessárias para incorporação ao presente projeto. Considerando que o jogo se encontra em fase de desenvolvimento, os resultados apresentados giram em torno das etapas e fases já concluídas do projeto e com objetivo de socialização do trabalho realizado até o momento.


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