O USO DO SMARTPHONE NA INVESTIGAÇÃO SOBRE DEFINIÇÕES DE LOSANGO
Rita de Cássia da Costa Guimarães, William Vieira, Roberto Seidi Imafuku, Emanoel Fabiano Menezes Pereira

Última alteração: 2020-10-26

Neste trabalho apresentamos uma discussão dos resultados obtidos em uma investigação sobre o uso do GeoGebra para celular no estudo das propriedades dos quadriláteros notáveis. De maneira mais específica, discutimos as definições de losango elaboradas pelos participantes após a construção desse quadrilátero no aplicativo. Quatro estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino do estado de São Paulo participaram da investigação. As gravações das telas e áudios dos celulares dos estudantes e as fichas de atividades foram os instrumentos de coleta de dados. O papel da Geometria Dinâmica na produção matemática e os tipos de definições constituem o referencial teórico adotado. De maneira geral, a atividade se mostrou adequada para promover um refinamento das ideias que os estudantes trazem sobre definições do losango.