PREPARO E ESTUDO DA ESTABILIDADE DE PAPÉIS INDICADORES DE PH OBTIDOS A PARTIR DOS EXTRATOS DE REPOLHO ROXO
Elaine Muniz, Victor Sales Silva

Última alteração: 2020-11-17

A experimentação no ensino de Química é uma ferramenta muito importante para viabilizar um processo de ensino e aprendizagem significativo. No entanto, muitas escolas não possuem a infraestrutura laboratorial adequada para o desenvolvimento da experimentação nas práxis dos docentes. Nesse contexto, materiais alternativos de fácil obtenção e baixo custo são ideais para propiciar o uso da experimentação como ferramenta de ensino e aprendizagem em muitas realidades escolares. Em particular, soluções indicadoras de pH podem ser preparadas com custo reduzido e têm sido utilizadas na experimentação para o ensino de ácidos, bases e equilíbrio químico nas aulas de Química. No entanto, a durabilidade dessas soluções é um fator importante a ser considerado. Este trabalho tem por objetivo preparar e estudar a estabilidade de papéis indicadores de pH obtidos a partir do extrato de repolho roxo com a pretensão de disponibilizar esse extrato de forma mais imediata e estável para os professores do Ensino de Ciências.