Tamanho da fonte: 
SEMELHANÇAS E DIVERGÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DE CONSUMO DAS GERAÇÕES Y E Z DIANTE DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL
Emerson Santos, Rita Fajardo, Rafael Martarello

Última alteração: 2020-11-17

Resumo


Partindo da percepção de contribuição para a diminuição de problemas sociais e ambientais, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSE) pode ser compreendida como o atuar organizacional cujo objetivo consiste em contribuir com o progresso de ações éticas e/ou transparentes a favor da gestão ambiental e do desenvolvimento social. A partir da compreensão de ações éticas, transparentes e racionais de consumo consciente apontadas pelo comportamento de consumo das Gerações Y e Z, diante da RSE, esta pesquisa objetivou identificar se as práticas socioambientais de consumo de ambas as gerações diferem entre si. Para isso, foram empreendidas as pesquisas bibliográfica e documental, além de uma survey aplicada aos estudantes de cursos superiores de uma instituição pública do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que os hábitos de consumo das gerações, demonstram ações de conscientização e comportamento socioambiental responsável. Por mais que exista uma parcela das gerações analisadas que apresentam comportamento indiferente em alguns constructos, pode-se inferir que a RSE causa grande influência nas decisões de consumo e na valorização de empresas que possuem práticas responsáveis. Ambas as gerações apresentam semelhanças comportamentais e preocupações referentes aos impactos de consumo e da RSE com o meio ambiente e a sociedade.

Texto completo: PDF