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EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PROBABILIDADE USANDO UM JOGO COMO FERRAMENTA PARA A MUDANÇA CONCEITUAL
João Pedro Mardegan Ribeiro

Última alteração: 2020-10-21

Resumo


Segundo as teorias construtivistas e de alfabetização científica, a melhor forma para dar início a um novo conteúdo das ciências exatas é por meio da utilização de atividades manipulativas, onde os alunos podem expressar suas concepções primárias acerca dos conteúdos, refletir sobre seu desempenho, e analisar sozinho seu ponto de vista, e assim, de forma gradativa, fazer uma mudança conceitual, caso não tenha expressado resultados positivos. Com isso, este trabalho estudou o desempenho de oitenta alunos de duas turmas do segundo ano do ensino médio da educação básica, onde para uma das turmas o conteúdo foi inicialmente apresentado por meio de um jogo, e após isso, seguiu com o método expositivo, e para a outra, todas as aulas foram expositivas e dialogadas, com o objetivo de analisar se o jogo pôde favorecer na mudança conceitual dos alunos, e posteriormente, na apresentação de desempenho satisfatório. Os principais resultados e conclusões demonstraram que o conhecimento primário errado acerca da lógica-matemática, e de certo, o conhecimento do senso comum, se faz presente em grande parte dos alunos, e assim, trabalhar com essas concepções inicias, e transformá-las em conceitos cientificamente corretos por meio da mudança conceitual, traz melhora no desempenho quantitativo dos alunos.


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