Tamanho da fonte: 
A formação matemática de professores dos anos inicias: uma análise histórica
Yara Magrini Miotto, Vanessa Cerignoni Benites Bonetti, Juracelio Ferreira Lopes

Última alteração: 2020-10-20

Resumo


Os docentes que lecionam nas séries iniciais da Educação Básica, considerados professores polivalentes, possuem, entre outras, a difícil tarefa de alfabetizar matematicamente os alunos. Dessa forma, temos por objetivo analisar e compreender a formação matemática dos professores polivalentes, ao longo da história, e como ela está atualmente estruturada. Além disso, buscamos compreender as justificativas legais e pedagógicas para que licenciados em Matemática não possam lecionar nas séries iniciais. Para alcançarmos nosso objetivo tentaremos responder a seguinte questão: Por que licenciados em Matemática, especialistas nesta área de conhecimento, não podem lecionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, interpretativa, do tipo bibliográfica. Serão analisados os processos formativos e, futuramente, alguns currículos de cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática da região de Araraquara-SP.


Texto completo: PDF