RELAÇÕES EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DA AVALIAÇÃO INFORMAL E DA EXPECTATIVA DOCENTE
Camila Maria Santos, Luana Ferrarotto

Última alteração: 2020-10-26

O propósito deste texto é apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre avaliação informal e expectativa docente. Trata-se da primeira etapa da iniciação científica em desenvolvimento cujo objetivo é analisar a relação entre a avaliação informal (expectativas) dos professores do 9º ano do ensino fundamental, de escolas estaduais de uma cidade do interior paulista, com níveis socioeconômicos contrastantes, e o desempenho obtidos por esses estudantes na Prova Brasil de 2017. A partir do levantamento bibliográfico realizado, percebe-se aproximações entre avaliação informal e expectativa docente. Assim como a avaliação informal, a expectativa docente permeia a metodologia adotada pelo professor. Todavia, nas abordagens relacionadas à avaliação é possível identificar a ênfase dada aos processos históricos e sociais que perpassam a escola, bem como a constituição do olhar do/a professor/a para o/a estudante a partir de suas concepções de sociedade e educação.