Tamanho da fonte: 
Aplicação de Agrupamento de Dados para a Identificação de Perfis Gerais Entre Clientes
Yuri Kanegae, Fábio Justo, Marcelo Criscuolo, André Tarallo, Talles Boalim

Última alteração: 2020-10-20

Resumo


Com a evolução tecnológica, novos métodos de análise de dados surgiram. Nos setores de varejo, por exemplo, os dados de transações como o preço total do ticket, itens e quem comprou passaram a ser armazenados em vastos bancos de dados. Por conta do grande volume de informações, a análise manual desses dados se tornou inviável, fazendo necessária a criação de uma nova área de estudo que busca criar técnicas automatizadas para tal. Essa é a mineração de dados. Desta forma, com o crescimento do volume de dados se tornou mais complexo o processo de gerência de um negócio. O empresário tem que tomar uma série de decisões que tem impacto direto em seus lucros.  Nesse contexto, foi aplicada a técnica de agrupamento de dados afim de descrever grupos entre clientes de pet shops, levando em conta os seus dados transacionais no estabelecimento. Os resultados obtidos contribuíram para a identificação de perfis gerais de clientes, fornecendo assim informações que possibilitam novas visões e análises do gestor de um negócio.

Texto completo: PDF