Levantamento das possibilidades de enfrentamento à patologização e medicalização do comportamento hiperativo a partir de estudos com professores
Camila Brisola Medeiros, Karla Paulino Tonus

Última alteração: 2020-11-17

A patologização e a medicalização da educação tem sido objetos de estudos de autores preocupados com os desdobramentos sobre a escolarização e o desenvolvimento de alunos submetidos a tais práticas, dentre outros. A hipótese de TDAH tem levado crianças, cada vez mais novas, a consultórios médicos, entretanto, os diagnósticos apresentam controversas que impulsionam o questionamento das abstrações que compõem este fenômeno. Este trabalho é um resumo do projeto aprovado em Edital do CNPq e que está em fase inicial. Com este projeto objetiva-se identificar, por meio da formação de um grupo de professores do ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino, as possibilidades de enfrentamento à patologização e medicalização do comportamento hiperativo de seus alunos.