PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA: ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alexandre Gabriel Conto, Ednilson Geraldo Rossi, Janaina Cintra Abib, Gislaine Cristina Micheloti Rosales

Última alteração: 2021-10-26

Este resumo apresenta um projeto de pesquisa em andamento que está sendo realizado por estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A área de Computação especificamente o pensamento computacional, deve ser desenvolvido de forma intencional nos estudantes da Educação Básica, isso porque a Computação é uma ciência transversal às outras ciências e pode tornar pessoas muito mais capazes de criar e inovar em todas as áreas. Contudo o ensino de computação não é uma atividade trivial, sendo que a busca por formas lúdicas de ensino pode facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades pelos estudantes. Isso posto, a Robótica Pedagógica apresenta-se como uma forma de diminuir a complexidade e abstração sobre o uso do pensamento computacional. Assim, esse projeto propõe a construção de objetos de aprendizagem que facilitem o processo de ensino e aprendizagem do pensamento computacional com o uso da Robótica Pedagógica de baixo custo.