Tamanho da fonte: 
GERAÇÃO DE RELATÓRIOS DE BUSINESS INTELLIGENCE A PARTIR DE DATA WAREHOUSE SOBRE VENDAS E COMPRAS DO SETOR DE VAREJO
Letícia Pires de Souza, Cristiane Akemi Yaguinuma, Natielly Cristina Francisco, Tales Boalim, André de Souza Tarallo

Última alteração: 2021-10-26

Resumo


Atualmente, as mudanças no mercado são constantes e as empresas enfrentam dificuldades para continuarem competitivas e em crescimento. Sendo assim, a empresa JN Moura Informática, em parceria com o Instituto Federal, câmpus Araraquara, instituiu o projeto de pesquisa “Data Warehouse para Integração, Análise e Mineração de Dados - Fase II”. O projeto tem como objetivo a expansão do Data Warehouse criado na fase I do projeto, a realização de análises utilizando técnicas de inteligência artificial a partir de dados de vendas para clientes finais e dados de compras de produtos, obtidos de empresas varejistas, e geração de relatórios e análises que contribuam para o processo de tomada de decisão por parte dos gestores, em especial decisões relacionadas às compras. Este artigo em específico tem o objetivo de descrever técnicas e ferramentas de Business Intelligence (BI) utilizadas para visualização gráfica dos dados pertencentes ao Data Warehouse, permitindo realizar análises que auxiliem na tomada de decisões da empresa.

Texto completo: PDF