SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPUTACIONAIS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CRIATIVO: UM ESTUDO DE CASO
Gislaine Cristina Micheloti Rosales, Ednilson Geraldo Rossi, Janaina Cintra Abib, Laura Sthefany Colombo

Última alteração: 2021-10-26

Este artigo apresenta uma investigação em andamento sobre possíveis relações entre habilidades para solução de problemas computacionais e o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento criativo. O modelo utilizado é baseado em quatro dimensões: Compreender, Reproduzir, Aplicar e Avaliar. A pesquisa se aplica aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, disciplina Estrutura de Dados; e alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, disciplina Algoritmos e Programação. Os alunos dessas disciplinas são divididos em duas turmas de 20 alunos, totalizando quatro amostras distintas, sendo duas para cada uma das duas disciplinas.  O modelo é aplicado a apenas uma das duas turmas em cada disciplina. Inicialmente, realizou-se a caracterização das amostras que considera diferenças associadas ao ambiente e ao contexto dos participantes. Estratégias de ensino e aprendizagem são empregadas ao longo das disciplinas nas duas amostras de controle, assim como instrumentos de avaliação para determinar o progresso dos estudantes participantes da pesquisa, para as quatro amostras, a fim de identificar possíveis relações entre as variáveis de estudo nas duas turmas onde o modelo de fixação da aprendizagem foi aplicado e nas duas turmas em que isso não ocorreu.