A MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DESENVOLVENTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Camila Fernanda Biolcatti, Lorrana Morelli Soares

Última alteração: 2021-10-26

Este trabalho parte da compreensão de desenvolvimento humano defendida pela Teoria Histórico-Cultural. Assim, considerando a importância da educação escolar e da transmissão dos saberes mais elaborados pela humanidade para esse processo, defendemos neste artigo o ensino de matemática desde os primeiros anos da educação infantil. Para tanto, nos debruçamos sobre as contribuições dessa teoria a respeito da periodização do desenvolvimento e da atividade principal para identificar as particularidades da Primeira Infância (1 a 3 anos) e, assim, apontar quais as noções e processos mentais da percepção matemática mais adequados à essa faixa etária, bem como possíveis maneiras de desenvolvê-los. Objetivamos pensar o ensino e a aprendizagem de matemática dessas crianças a partir da atividade de manipulação objetal, contribuindo para a organização de um trabalho pedagógico que promova um ensino desenvolvente, criando bases para o posterior desenvolvimento dos conceitos matemáticos. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica. Como resultado, evidenciamos a relevância de se trabalhar com a matemática na primeira infância, por meio de atividades que envolvam a manipulação objetal e com a mediação e intencionalidade docente.

PALAVRAS-CHAVE: percepção matemática; primeira infância; teoria histórico-cultural.