A utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial no ensino de língua inglesa
Ana Beatriz Cerqueira Silva, Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa

Última alteração: 2021-10-27

Uma nova situação no contexto de ensino e aprendizagem está sendo vivenciada por docentes e discentes em virtude da pandemia no novo Coronavírus COVID-19, que obrigou professores a atualizarem seus conhecimentos, ou aprenderem sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) a fim de os impactos na aprendizagem dos alunos durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este estudo busca compreender como professores de língua inglesa dos cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) avaliam os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com vistas à interação e comunicação na língua-alvo. Para tanto, um questionário on-line semiestruturado foi submetido a 67 professores dos 35 câmpus que possuem Técnicos Integrados. A análise, ainda parcial dos dados, evidenciam as dificuldades dos docentes em realizar atividades que oportunizem o desenvolvimento da habilidade oral de seus estudantes, além do reconhecimento dos AVAs como não sendo suficientes para atender às suas expectativas para o ensino efetivo e significativo da língua inglesa.