O enfrentamento à patologização e medicalização do comportamento hiperativo a partir de rodas de conversa com professores
Bárbara Leticia Santos, Karla Paulino Tonus

Última alteração: 2021-10-26

A patologização da educação ocorre quando explicações para problemas de cunho social e educacional são resumidas a determinações orgânicas e individuais; de tal modo, ao aluno são atribuídas as causas do fracasso escolar. Tais causas passam a ser vistas como problemas médicos e tratadas com medicamentos cujos efeitos são prejudiciais ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Neste contexto, as chamadas dificuldades de aprendizagem assumem posição de destaque e dentre elas, o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH). Com este projeto de Iniciação Científica objetivou-se identificar, por meio de pesquisa-ação com grupo de professores do ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino, possibilidades de enfrentamento à patologização e medicalização do comportamento hiperativo de seus alunos. Por conta do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, foram necessárias adaptações nos procedimentos metodológicos. Concluímos que, embora o reduzido número de participantes tenha limitado a troca de conhecimentos, foi possível identificar possibilidades de avanços na compreensão a respeito dosefeitos da medicalização e levantar estratégias pedagógicas capazes de favorecer a relação pedagógica por meio do ensino e da aprendizagem. Com este projeto, deu-se início ao levantamento de estratégias de enfrentamento à patologização emedicalização do comportamento hiperativo.