Tamanho da fonte: 
Argumentação e prova em geometria plana na educação básica apoiadas pelo uso do software GeoGebra e de animações matemáticas
Davi Cardoso

Última alteração: 2022-10-25

Resumo


Os professores de Matemática que atuam na educação básica têm o desafio de lecionar uma disciplina na qual diversos alunos demonstram desinteresse, muitas vezes advindo da concepção que possuem em relação ao seu aprendizado, visto como um processo mecânico, desvinculado de sua realidade. No que tange ao ensino de geometria, tal situação se agrava, uma vez que muitos professores não possuem conhecimentos acerca de métodos e técnicas de ensino capazes de auxiliar a sua atuação, principalmente no que se refere ao ensino de demonstrações geométricas, consideradas essenciais à validação das propriedades e dos resultados estudados. Considerando isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as reflexões e bases teóricas que suscitaram durante o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica acerca das contribuições do software geometria dinâmica GeoGebra para o ensino e aprendizagem de geometria e resultaram na elaboração de um minicurso destinado a licenciandos em Matemática e a professores de Matemática em exercício, acerca da utilização desse software e da ferramenta de criação de animações matemáticas Manim para o ensino de geometria euclidiana na educação básica.

Texto completo: PDF