A pedagogia histórico crítica e a formação do professor de matemática
Gustavo Magalhães F. Silva

Última alteração: 2022-10-25

O presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar a pedagogia histórico-crítica (PHC) e suas contribuições e importância para a formação do professor de matemática em cursos de licenciatura dos Institutos Federais de São Paulo (IFSP). A metodologia escolhida foi a pesquisa teórico-bibliográfico seguida de análise documental visando identificar a base filosófica presente nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) atuais. Os principais referenciais teóricos a embasar a pesquisa serão dos principais autores da PHC. A importância dessa pesquisa se justifica pela falta de trabalhos que analisem a formação do professor de matemática em uma perspectiva da PHC e as suas relações com a filosofia da educação e o currículo de referência do IFSP. Também se justifica pelas frequentes e atuais tentativas de imposição, pelas políticas educacionais, da pedagogia das competências e do “aprender a aprender” para a formação docente, que supõe uma educação para a empregabilidade e adaptação da escola ao modelo social, contrapondo-se aos objetivos de formação omnilateral do IFSP. Pretende-se, com isso, contribuir também para a discussão do currículo a ser implementado no processo de reformulação dos PPCs do IFSP.