Tamanho da fonte: 
Robótica Pedagógica na Educação Básica: projeto de uma grua automatizada para desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional
Vitor Hugo Taquetto Santos, Gislaine Cristina Micheloti Rosales, Janaina Cintra Abib, Ednilson Geraldo Rossi

Última alteração: 2022-10-25

Resumo


A Computação é uma área do conhecimento que vem ganhando cada dia mais importância, é visível o impacto da Computacão no dia a dia da sociedade. Atualmente se entende que a Computacão não é apenas para ser consumida pela sociedade, mas que ela pode auxiliar no desenvolvimento de competências necessárias a todas as pessoas, independente da área de atuação. Denominou-se o termo pensamento computacional para definir como os seres humanos organizam soluções de problemas de forma metódica e sistemática. Assim, neste trabalho é apresentado o design de uma grua que tem o objetivo de ser um objeto para aprendizagem do pensamento computacional em crianças da Educação Básica. Essa proposta está alinha aos conceitos da robótica pedagógica, que facilita o processo de abstração de conceitos complexos para uma realidade palpável. A grua será operada por algoritmos desenvolvidos por crianças, utilizando blocos lúdicos, em um dispositivo móvel. O problema apresentado para as crianças será a carga e descarga de um navio utilizando a grua. Ao resolver esse problema serão desenvolvidas capacidades de abstração, decomposição e algoritmos, habilidades do pensamento computacional. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento da grua que é impressa em material plástico e automatizada utilizando a plataforma de prototipagem Arduíno.

Texto completo: PDF