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LÓGICAS: processo de validação e divulgação dos objetos de aprendizagem criados para o ensino de programação com a linguagem SCRATCH
Última alteração: 2022-10-25
Resumo
Quando se combina o pensamento crítico com os fundamentos da computação define-se uma metodologia para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional trabalha habilidades que, quando aplicadas em diferentes áreas, contribuem para o desenvolvimento da sociedade, pois permite integrar diferentes conhecimentos com diferentes competências. Esse projeto teve como objetivo avaliar, melhorar, validar e divulgar um conjunto de Objetos de Aprendizagem que auxiliam na apropriação do pensamento computacional pela prática da solução de problemas usando abstração e lógica de programação de forma lúdica, com apoio da linguagem de programação SCRATCH. Os objetos de aprendizagem foram definidos e criados durante as pesquisas desenvolvidas em um projeto de Iniciação Científica anterior, o Projeto LÓGICAS, assim, a proposta deste trabalho é dar continuidade ao projeto, com a validação dos objetos criados.Quando se combina o pensamento crítico com os fundamentos da computação define-se uma metodologia
para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional trabalha habilidades
que, quando aplicadas em diferentes áreas, contribuem para o desenvolvimento da sociedade, pois permite integrar
diferentes conhecimentos com diferentes competências. Esse projeto teve como objetivo avaliar, melhorar, validar e
divulgar um conjunto de Objetos de Aprendizagem que auxiliam na apropriação do pensamento computacional pela
prática da solução de problemas usando abstração e lógica de programação de forma lúdica, com apoio da linguagem de
programação SCRATCH. Os objetos de aprendizagem foram definidos e criados durante as pesquisas desenvolvidas em
um projeto de Iniciação Científica anterior, o Projeto LÓGICAS, assim, a proposta deste trabalho é dar continuidade ao
projeto, com a validação dos objetos criadosQuando se combina o pensamento crítico com os fundamentos da computação define-se uma metodologia
para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional trabalha habilidades
que, quando aplicadas em diferentes áreas, contribuem para o desenvolvimento da sociedade, pois permite integrar
diferentes conhecimentos com diferentes competências. Esse projeto teve como objetivo avaliar, melhorar, validar e
divulgar um conjunto de Objetos de Aprendizagem que auxiliam na apropriação do pensamento computacional pela
prática da solução de problemas usando abstração e lógica de programação de forma lúdica, com apoio da linguagem de
programação SCRATCH. Os objetos de aprendizagem foram definidos e criados durante as pesquisas desenvolvidas em
um projeto de Iniciação Científica anterior, o Projeto LÓGICAS, assim, a proposta deste trabalho é dar continuidade ao
projeto, com a validação dos objetos criados
para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional trabalha habilidades
que, quando aplicadas em diferentes áreas, contribuem para o desenvolvimento da sociedade, pois permite integrar
diferentes conhecimentos com diferentes competências. Esse projeto teve como objetivo avaliar, melhorar, validar e
divulgar um conjunto de Objetos de Aprendizagem que auxiliam na apropriação do pensamento computacional pela
prática da solução de problemas usando abstração e lógica de programação de forma lúdica, com apoio da linguagem de
programação SCRATCH. Os objetos de aprendizagem foram definidos e criados durante as pesquisas desenvolvidas em
um projeto de Iniciação Científica anterior, o Projeto LÓGICAS, assim, a proposta deste trabalho é dar continuidade ao
projeto, com a validação dos objetos criadosQuando se combina o pensamento crítico com os fundamentos da computação define-se uma metodologia
para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional trabalha habilidades
que, quando aplicadas em diferentes áreas, contribuem para o desenvolvimento da sociedade, pois permite integrar
diferentes conhecimentos com diferentes competências. Esse projeto teve como objetivo avaliar, melhorar, validar e
divulgar um conjunto de Objetos de Aprendizagem que auxiliam na apropriação do pensamento computacional pela
prática da solução de problemas usando abstração e lógica de programação de forma lúdica, com apoio da linguagem de
programação SCRATCH. Os objetos de aprendizagem foram definidos e criados durante as pesquisas desenvolvidas em
um projeto de Iniciação Científica anterior, o Projeto LÓGICAS, assim, a proposta deste trabalho é dar continuidade ao
projeto, com a validação dos objetos criados
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