AWARE KNOWLEDGE RETENTION MODEL PARA INVESTIGAÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A CRIATIVIDADE
Laura Sthefany Colombo, Janaína Cintra Abib, Ednilson Geraldo Rossi, Gislaine Cristina Micheloti Rosales

Última alteração: 2022-10-25

Este trabalho apresenta resultados da investigação de relações entre o desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas computacionais e o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento criativo. Um modelo de fixação do conhecimento, denominado Aware Knowledge Retention Model, foi aplicado aos estudantes participantes do estudo. O modelo contempla quatro dimensões da aprendizagem: Compreender, Reproduzir, Aplicar e Avaliar. De forma progressiva, o modelo favorece aumento das habilidades de abstração de problemas e a proposição de soluções algorítmicas mais elaboradas à medida que os alunos são expostos às práticas associadas. Esta pesquisa buscou validar a hipótese de que o pensamento computacional e as habilidades de resolver problemas computacionais estão associadas ao desenvolvimento da criatividade. Para tanto, aplicou-se o modelo aos alunos de curso superior, na disciplina Algoritmos e Programação. Estratégias de ensino e aprendizagem foram empregadas ao longo da disciplina nas amostras de controle, assim como instrumentos de avaliação para determinar o progresso dos estudantes participantes da pesquisa e identificar possíveis relações entre as variáveis de estudo.