Vidas secas em quadrinhos: um estudo da repetição e da diferença
Rayssa Manuela Silva

Última alteração: 2022-10-28

O presente artigo é recorte de resultados advindos de um projeto de pesquisa maior que tem por objetivoanalisar adaptações de obras canônicas da literatura brasileira para quadrinhos, no intuito de verificar até que ponto elaspodem vir a contribuir para o processo de letramento literário de alunos do Ensino Médio. Nesta análise, em específico,foi estudado o romance "Vidas secas" de Graciliano Ramos em seu texto original e a sua adaptação para HQ, comroteiro de Arnaldo Branco e ilustrações de Eloar Guazzelli. A primeira parte do trabalho teve como propósito a leituraaprofundada da obra original dando destaque à fortuna crítica da obra e às especificidades da escrita de GracilianoRamos; em um segundo momento foram feitas a leitura e a análise aprofundada da história em quadrinhos, seguidas dolevantamento dos elementos utilizados pelo quadrinista no processo de interpretação do clássico. Para concluir o estudo,uma atividade prática foi preparada e aplicada aos alunos do Ensino Médio, o que propiciou uma discussão sobre asinterpretações geradas pela leitura de cada um dos textos.